Projeto O Jornalista Albert Camus

O projeto O Jornalista Albert Camus nasceu na leitura da obra O Estrangeiro no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, sob a supervisão do professor doutor Raul Püschel, em literatura internacional. O estudo evoluiu para uma análise de 165 editoriais e artigos em francês e em inglês escritos por Camus entre 1944 e 1947 no jornal clandestino Combat, que cobriu os conflitos durante a Segunda Guerra Mundial.



Este projeto transformou-se em uma iniciação científica que possuía o nome de "Escritores e Jornalistas: A relação das duas vocações na vida e carreira de Albert Camus". A iniciação foi desenvolvida entre 2007 e, em 2008, contou com supervisão da professora doutora Dulcília Buitoni, especialista em jornalismo literário e feminino,  no Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) na Faculdade Cásper Líbero. Texto foi terminado naquele mesmo ano, com outro título: "O Jornalista Albert Camus".

A iniciativa foi apresentada no congresso de comunicação Intercom, em Curitiba, no ano de 2009. O projeto também foi exibido na cidade paulistana de Adamantina, durante o evento CIC FAI, com a ajuda de professores da Cásper Líbero. Tornou-se também um artigo na revista Anagrama, da ECA-USP, sob o título: "Jornalismo francês e Albert Camus".

Atualmente, o projeto transformou-se no site O Estrangeiro e há planos para torná-lo em uma dissertação de mestrado, através de traduções e análises dos artigos de Camus na imprensa francesa.

Vídeos sobre a pesquisa: